NOVAS ORIENTAÇÕES PARA SUBMISSÃO DE PROJETOS

Acesse o site https://www.unifesp.br/reitoria/ceua/ e veja as novas orientações para submissão de projetos à CEUA.

TUTORIAL PARA PREENCHIMENTO DOS FORMULÁRIOS E DAS EMENDAS

Os tutoriais sobre como preencher os formulários e as emendas estão disponíveis no site da CEUA: https://www.unifesp.br/reitoria/ceua/

RESPOSTAS DE PENDÊNCIAS

Os Pesquisadores terão 60 dias para responder as pendências dos projetos, após o recebimento do parecer da relatoria.
Caso não seja atendido o prazo estabelecido, o processo de análise será encerrado.

TERMO DE CONFIDENCIALIDADE E SIGILO

Comunicamos que a partir de 22/12/2018, acompanhado dos demais documentos obrigatórios, um Termo de Confidencialidade e Sigilo deverá ser anexado aos projetos novos submetidos para a análise da CEUA/UNIFESP, devidamente preenchido, datado e assinado.
O documento poderá ser obtido no site https://www.unifesp.br/reitoria/ceua/

ATENÇÃO PARA OS PRAZOS DOS TERMOS

Os documentos “Termo de Compromisso” e o “Termo de Confidencialidade e Sigilo” devem estar assinados e datados no máximo 60 dias antes da submissão do projeto.
 
REUNIÕES 2020
 
MES DIA
Data limite para submissão de propostas antes de cada reunião:
 
Janeiro 16 e 23
Fevereiro 06 e 20
Março 05 Reunião cancelada 19/03
Abril 02 e 16 3ª reunião em 30/04
Maio 14 e 28 Reunião cancelada 07/05
Junho 11 e 25 Alterada de 04 para 11
Julho 02
Agosto 06 e 13 3ª reunião em 20/08
Setembro 03 e 17
Outubro 01 e 08 3ª reunião em 29/10
Novembro 05 e 19 3ª reunião em 26/11
Dezembro 03 e 10 3ª reunião em 17/12

O uso de animais em experimentos científicos e atividades didáticas é necessário, especialmente para o avanço dos conhecimentos na área da saúde do homem e dos animais.

Os profissionais envolvidos no manejo de animais de experimentação devem ter sempre consciência de que os animais são seres senscientes e que possuem sensibilidade similar à humana no que se refere à dor, memória, angústia e instinto de sobrevivência.

Os animais utilizados como modelos experimentais são seres vivos que possuem as mesmas características biológicas dos outros animais de sua espécie, com a diferença de estarem sendo privados de sua liberdade em favor da Ciência.

Portanto, devem ser manejados com respeito e de forma adequada à espécie, tendo suas necessidades de transporte, alojamento, condições ambientais, nutrição e cuidados veterinários atendidas.

O seguimento de princípios e critérios para a utilização de animais em experimentos científicos e atividades didáticas tem por objetivo monitorar o uso de modelos animais.

Os projetos de pesquisa que utilizam modelos animais devem ser analisados pela Comissão de Ética no Uso de Animais, ou colegiados similares, visando a qualificação dos projetos e evitando o uso inapropriado ou abusivo de ... (continuar lendo)